Incentive seus filhos!

foto

“Estive no parque Vila Encantada e percebi que tinha uma menina 👧🏻 de aproximadamente cinco anos tentando subir um pequeno paredão de escalada.

Cheguei perto e disse: “sobe, sobe”. Rapidamente ela me disse: “Não consigo” e o pai emendou “ela é muito pequena, escorrega, não tem força”. Convenci a menina a tirar o calçado,👟 explicando ao pai os benefícios de colocar os pés no chão. 👣

Na primeira tentativa, fui ensinando aonde colocar os pés e as mãos. Na segunda tentativa, fui empurrando e garantindo a segurança. Na terceira tentativa… ELA SUBIU SOZINHA! 🏆

Imaginem o sorriso deles 😃😃 […]!!

Com essa experiência gostaria de dizer que precisamos incentivar, encorajar e dizer que as crianças e principalmente os filhos são capazes de tudo. Só há uma pessoa no mundo que pode dizer que você é capaz ou não. Que é você mesmo! As crianças acreditam e passam a ser aquilo que constantemente é dita a elas (para o bem ou não).

Você não pode transferir seus medos aos filhos. Essas limitações talvez sejam suas, mas não deles. Se você diz que seu filho não consegue subir um pequeno paredão de escalada… o que você dirá quando ele disser que quer ser o Presidente da República?

Quando criança e até na adolescência, minha família diariamente rezava junto, e em voz alta, uma oração que chamava “Meu Filho”, e entre muitas coisas ela dizia: “meu filho, tu és capaz, tu és forte🏋🏻‍♀, tu és maravilhoso, tu terás um futuro brilhante, tu consegues tudo”. Independente do sentido religioso, essa martelada🔨 de positividade👍🏻 tem um poder extraordinário, que certamente colho até hoje.

E claro, quando alguém diz que não conseguirei…, é como se fosse um murmuro na multidão. Precisamos ter em mente de que TUDO é possível, especialmente para as crianças, mesmo que pareça ser impossível para você. Santos Dumont✈️, Isaac Newton🍎, Beethoven 🎼 fizeram o que era impossível!! Mas de certeza, alguém (mesmo que poucos) com uma mente evoluída, os incentivou, e disse que eram capazes.

O papel de mestre, pai ou mãe, em focar nessa capacidade, é de importância incalculável. Gosto de pensar que pessoas normais fazem o possível, e pessoas brilhantes fazem o impossível!!  E quer saber? Seu filho é brilhante… e deixe ele ser. E se assim for, todos nós colheremos os benefícios dessa estrela, seja em invenções, novidades, sucesso, felicidade, saúde e paz.

Certo dia, minha filha disse que queria ser astronauta e ir para Marte 🚀🛰… Alguém me ajuda a fazer as malas?🛍”

Gilson Marques Vieira

 

Deixe um comentário